11 janeiro 2006

Artur Barrio, "Réflexion…(s)…" no Palais de Tokyo em Paris















Artur Barrio foi um dos primeiros a realizar gigantescas instalações com composições caóticas onde mistura múltiplos elementos.

Com atitudes semelhantes posso nomear Tomoko Takahashi ou Jason Rhoades.




















Tomoko Takahashi - Learning How to Drive, 2000. Mixed media installation, dimensions variable © Courtesy the artist and Hales GalleryPhoto: Tate Photography/Mark Heathcote














Tomoko Takahashi -Untitled, 1997. Beaconsfield, London .




















Jason Rhoades - Installation view of "Uno Momento/ the theater in my dick", 1996.




















Jason Rhoades - Installation view of "My Brother/Brancuzi", 1997 .

Autur Barrio interessa-se pelas questões sociais e económicas e o seu trabalho reflecte sempre essas preocupações. Desde os anos 60 que Barrio desenvolve uma prática artística experimental em relação estreita com o movimento neo-concretista proposto por artistas como Lygia Clark, Helio Oiticica, etc.… Através de diversos projectos como a caminhada sem destino que realizou durante 4 dias e 4 noites sob o efeito de canabis («4 dias 4 noites», 1970) ou um livro feito de carne fresca («Livro de Carne», 1978/79), passando pelas diversas «Situações», Artur Barrio procurou sempre destabilizar e desregulamentar a natureza da arte, a sua função, a sua forma e materiais.

















Artur Barrio - Livro de Carne, 1978-79.


O corpo como centro da produção artística.

Produzindo uma arte que faz do corpo o centro da sua produção artística, Barrio valoriza a experiência e não imagem ou o objecto. As intervenções urbanas, o interesse pela relação directa com a vida, a estética do caos, a utilização de materiais efémeros e precariedades elementares da vida quotidiana como o sal, papel higiénico ou sangue são alguns dos elementos usados por Artur Barrio para tecer una obra exemplar face às numerosas práticas artísticas actuais.

A Exposição de Artur Barrio no Palais de Tokyo

Um ambiente rico em estranheza e sensações múltiplas «Reflexion...(s)...» é uma instalação especialmente concebida para o espaço do Palais de Tokyo, que reactiva, sob a forma duma variação, uma série iniciada à alguns anos. Numa atmosfera onde reina a desordem e um intenso perfume a café e a pão, uma espaço aparentemente abandonado e com as paredes repletas de desenhos e frases que convidam à pura experimentação, à livre associação do ambiente. Como o título sugere «Reflexion...(s)...» convida o visitante a reflectir sobre a perda, a memória e a natureza polimorfa dos objectos. O trabalho de Artur Barrio cria através da experimentação de uma situação dada, uma polifonia de ideias e contextos.

Algumas Imagens...





























































Curador Geral: Nicolas Bourriaud et Jérôme Sans
Curador da exposição l'exposition: Akiko Miki,
Assistente: Martin Kiefer
A Exposição terminou no dia 8 de Janeiro 2006.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bacana as informações sobre o trabalho de Artur Barrio.
Você ja deu uma olhada no blog do artista....
www.arturbarrio-trabalhos.blogspot.com

quarta-feira, 29 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Visualize:

www.arturbarrio-trabalhos.blogspot.com

sábado, 07 novembro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home