25 dezembro 2005

O VERBO é dos Artistas / Manuela São Simão

Foram vários os pedidos para que «da direita para a esquerda» o espaço reservado aos Artistas passasse a demonstrar o peso que realmente merece. Por isso decidi proceder a essa reestruturação. Espero que seja do agrado de todos. A minha primeira convidada é Manuela São Simão. Aqui fica a referências às suas duas últimas exposições e o CV.


1.

"Fronteiras e Enquadramentos"

«Todos nós temos fronteiras: físicas e psicológicas. A nossa acção/intervenção na natureza é limitada enquanto o espaço ou "território" onde intervimos é infinito. Não sabemos onde termina a linha do horizonte, mas sabemos exactamente onde termina uma fronteira feita pelo Homem. Intervimos na natureza definindo regras e percursos. O meu trabalho é sobre essas regras e percursos que encontramos nos mapas e que eu sintetizo na ideia de limite físico/territorial, onde a cor, elemento de "demarcação", vem destacar os percursos fictícios e assumir os limites físicos do próprio suporte da pintura, enquadrando-a.»

Manuela São Simão






2. BOUNDARIES_Espaço-Caixa
Pintura/Instalação e project-room de Manuela São Simão


«A palavra "Boundary" possui um duplo sentido para a ideia de fronteira/limite, que no meu trabalho tem também um duplo sentido: um limite que corresponde a uma fronteira física (territorial) e, ao mesmo tempo, um limite ou "horizonte" psicológico, que projecta para o domínio das limitações humanas psicológicas. "Boundaries", ou a questão dos limites, da relação inevitável entre dois tipos de limites/limitações, estando um dentro do outro: um limite – forma mais complexo que coabita com um limite – espaço que, apesar do aparente carácter mais estático, assume a importância de "controlador" e definidor (Espaço - Caixa). As formas são territórios fechados, cidades que não podem evoluir porque se encontram encerradas em caixas, no escuro, arrecadadas e rotuladas, esquecidas numa permanente estagnação onde os tabus e os "pré-conceitos" impedem qualquer evolução e abertura.»

Manuela São Simão

Esteve patente:

Velha-a-Branca_Estaleiro Cultural
de 4 de Novembro a 11 de Dezembro
Lg. da Senhora-a-Branca, 23 Braga
Tel/Fax. 253 618 234
E-mail:
info@velha-a-branca.net
www.velha-a-Branca.net



3.
CV
MANUELA SÃO SIMÃO nasceu em São Paulo (Brasil) em 1980, vindo cinco anos depois para Portugal, onde concluiu, em 2003, a licenciatura em Artes Plásticas_Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Vive e trabalha no Porto.
2005:
- Curso de Fotografia Digital no Instituto Português de Fotografia e curso de iniciação à fotografia no IPJ;
- Cursos técnicos de design gráfico e Web Design e Multimédia; 2003:
- Workshop na área da Performance dirigido pela artista plástica e cenógrafa Nádia Lauro, no âmbito do Projecto/Instalação “As Atletas.Porto.2003”, Auditório Serralves;
- Participação nas duas Performances intituladas “Sound Stimulator”, que tiveram lugar no campo de ténis de Serralves;- Curso de Iniciação ao Cinema de Animação Sonoro e Workshop de Desenhos Animados, orientados por Abi Feijó na Casa da Animação, Porto.
2002:
- Bolseira do Programa Sócrates/ Erasmus na National Academy of Art, Sofia_Bulgária;- Litografia _ frequência na National Academy of Art - Sofia _ Bulgária;
- Colaboração com pintura mural na redecoração do espaço cultural – “As Bruxas” em Sófia.
2001:
- Serigrafia e Gravura _ frequência na Faculdade de Belas - Artes da U.P.;
Exposições (resumo)
2005:
- Exposição Individual intitulada “Boundaries_Espaço-Caixa” na Velha-a-Branca_Estaleiro Cultural, Braga;- Exposição Individual intitulada “Fronteiras e Enquadramentos” nas galerias do Labirintho – Bar, Porto;
- Exposições Colectivas da “VIII Edição do Prémio de Pintura Fidelidade” nas instalações da Culturgest de Lisboa e do Porto e na Fundação da Juventude do Porto;
- Exp. Colectiva de pintura na Galeria Corrente de Arte, Lisboa;
2004:
- Exp. de serigrafia e pintura intitulada “Fronteiras e Formas”, no Espaço Cultural/Cabeleireiro_Remy, Braga;
- Exp. Colectiva de pintura na Culturgest de Lisboa no âmbito do 8º Prémio de Pintura_Fidelidade Mundial.
- Exp. Colectiva das obras seleccionadas para o “Concurso de Pintura e Escultura D. Fernando II”, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, Espaço Cultural Casal de S. Domingos.
2003:
- Realização de um “project-room” com luz negra intitulado “Boundaries (Destaques) ”, “Por Amor à Arte_Galeria”, Porto;
- Exp. colectiva de Desenho intitulada “Projecções”, no “lugar do Desenho”, Fundação Júlio Resende;
- Exp. Colectiva dos Alunos Erasmus, Museu da Faculdade de Belas-Artes da U.P.
2002:
- Exposições Colectivas da “VII Edição do Prémio de Pintura Fidelidade” nas instalações da Culturgest de Lisboa e do Porto e na Fundação da Juventude do Porto e Abrantes.
Prémios
2004:
- 2º Prémio de Pintura na “VIII edição do Prémio Jovens Pintores”_ Fidelidade/Mundial;- 2º Prémio de Pintura no “Concurso Jovens Criadores de Aveiro_04”.
2003:
- 2º Prémio na VII edição do “Prémio de Pintura João Barata”, promovido pelas Livrarias Barata, Lisboa;- 3º Prémio de Ilustração no “Concurso de Postais de Natal”, promovido pelo IPJ Porto.