28 maio 2006

Ana Rito, Melancolia, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra até 30 Junho

Abstract

Ana Rito apresenta três novos projectos no espaço do CAPC. Dois vídeos e uma instalação que inclui escultura e fotografia. On Stage e Melancolia foram ambos filmados na Sala das Batalhas do Palácio do Marquês de Fronteira. No primeiro, ensaia-se a construção de um corpo que foi intencionalmente encenado para apresentar uma narrativa que não é linear. Não conta uma história, pelo contrário, coloca o espectador perante momentos distintos: um corpo melancólico, suicida, em vertigem, um corpo em espera, em perda ou um corpo em lamento.
(...)
No dia da inauguração, e no espaço de projecção desta vídeo-instalação, foi realizada uma performance pela actriz Maria Gil. Em Deliria, título da performance, não é a acção que potencia o corpo que se desenvolve no tempo; antes, trata-se de um corpo possuidor de toda e qualquer possibilidade de acção que vemos arrastar-se pelas paredes da sala estabelecendo uma relação de continuidade e/ou confronto com as imagens projectadas.
(...)
Defrontam-se formas corporais, corporizam-se emoções e estabelecem-se relações de intimidade entre espaço e corpo, entre o corpo e a arquitectura, entre estes e o observador, construindo-se, como sublinha a artista, «uma acomodação para a quietude que não existe em mais nenhum lugar, pois tudo o resto lá fora tende a escapar às implicações silenciosas do aqui». O confronto que se desenha entre On Stage e Deliria pressente-se igualmente nos outros dois projectos.
(...)
Parachute é uma instalação que integra duas enormes sombrinhas de sol produzidas com napas, fitas de cetim e que foram suspensas a diferentes alturas no tecto da primeira sala do CAPC. No mesmo espaço, colocadas axialmente, duas fotografias da Sala das Batalhas que apresentam duas personagens – as actrizes Sara de Castro e Maria Gil corporalizam as personagens.
(...)
A objectualização emotiva do corpo, a obsessão pela identidade, a sexualidade e a santidade são os conceitos centrais explorados por Ana Rito nesta exposição.


O texto na integra pode ser consultado na revista on-line ARTECAPITAL para o qual foi escrito
http://www.artecapital.net/criticas.php?critica=27











































































































Etiquetas: , , , ,